Informações da marca AMT


A AMT, que significa Aluminum Model Toys, foi fundada em 1948 pelo advogado West Gallogly, em Michigan. No início do período pós-guerra, os carros novos eram difíceis de obter e não permaneceram em estoque por muito tempo. O conceito de "modelos promocionais" forneceu uma representação tridimensional em miniatura do carro real, algo que os potenciais compradores podiam ver e tocar quando estavam em um showroom vazio. O alumínio do pós-guerra era barato de obter e as conexões de Gallogly com a Ford resultaram em uma réplica do Ford Tudor Sedan de 1948 sendo produzida como um modelo promocional. Fundido em escala 1/25 e pintado em estoque nas cores da Ford, foi oferecido aos revendedores da Ford, tornando-se uma valiosa ferramenta de vendas. Ironicamente, o primeiro produto de alumínio da AMT seria o último.

Durante a infância da empresa, o primeiro funcionário da AMT, George Toteff, desenvolveu o design de ferramentas de "pilar deslizante", que permitiu a produção de formas mais complexas (como carrocerias de carros em miniatura) em plástico e em uma única peça. A mudança do alumínio para o plástico permitiu uma produção mais rápida, eliminou a pintura dispendiosa e reduziu o custo. O menor custo dos modelos promocionais de plástico os transformou de adereços de vendas caros de revendedores em itens de brinde de custo relativamente baixo.

A AMT continuou a produzir modelos promocionais e carros de brinquedo movidos a volante até a década de 1950. Em 1953, eles lançaram três "kits triplos", cada um com 3 modelos promocionais desmontados. Em 1956, Erik Erikson estabeleceu a SMP (Scale Model Products) como uma subsidiária de sua própria Detroit Plastic Products, mas com considerável interesse financeiro detido pela AMT. SMP foi criada para "colocar um pé na porta" com a Chevrolet, que pode ter impedido de lidar com a AMT devido aos laços estreitos desta última com a Ford. A SMP produziria a Chevrolet e alguns modelos promocionais da Chrysler, enquanto a AMT continuou sua produção de promoções da Ford e da GM (exceto a Chevrolet). Enquanto havia outras empresas que também fabricavam carros e bancos de modelos de brinquedo, a AMT e a SMP são reconhecidas como principais fabricantes originais de modelos promocionais, seja em metal ou plástico.

Em 1957, a AMT começou a pensar em maneiras de expandir o mercado para seus produtos, testemunhando o crescente interesse que as crianças mais velhas estavam tendo, personalizando seus modelos promocionais e carros de brinquedo AMT movidos a volante. Uma vez que suas versões promocionais de 1958 foram concluídas, a AMT adicionou várias peças de personalização ao ferramental, produziu os modelos em estireno e introduziu a agora famosa série 3-em-1 Customizing Kit. A resposta foi fenomenal e, em 1961, a AMT precisava de sua própria instalação de produção. Um edifício foi construído na Maple Road, em Troy, Michigan, para abrigar todas as operações, desde o projeto até a fabricação de padrões, passando pela produção.

A década de 1960 foi uma época incrível para a AMT. De 1959 a 1964, a AMT teve um guru de marketing chamado Budd "The Kat" Anderson. Ele viajava pelo país, participando de exposições de carros e concursos de modelos, criando empolgação com os produtos da AMT. Inúmeros jovens modeladores simplesmente não conseguiam o suficiente e os kits estavam vendendo centenas de milhares! Diz a lenda que, em 1961, durante uma pausa para o almoço de um concurso de modelos que estava sendo realizado em um show de carros personalizados em Birmingham, Michigan, Budd estava andando pela rua com o genro do proprietário da AMT. Um grupo de garotos competindo no concurso estava passando, quando um deles apontou Anderson e disse: "Ei, há o gato da AMT!" Budd e sua coorte continuaram a conversar sobre a ocorrência após seu retorno aos escritórios da AMT e o resto é história. O nome pegou! Para adicionar um pouco de talento, eles ajustaram o nome para ser escrito como "Kat". Isso estava de acordo com o "K" para Kustom sendo usado em conjunto com o envolvimento de George Barris em muitos kits AMT.

A partir desse ponto, Budd era conhecido como o Kat da AMT e se tornou a primeira verdadeira celebridade da modelagem de carros. Não muito tempo depois, a caricatura de Kat foi esboçada por um criativo do departamento de arte e o pacote de marketing estava completo. A AMT usou o nome e o personagem extensivamente em seus kits e nas colunas regulares de Budd que aparecem em revistas de modelos de carros do início dos anos 1960.

Além de Barris, a AMT trabalhou com outros nomes famosos na customização de carros, como Gene Winfield, The Alexander Brothers e Dean Jeffries. O resultado foram inúmeros kits "anuais" 3 em 1 e "Trophy Series" com peças especializadas de estilização e desempenho para construir versões de estoque, personalizadas ou de corrida. Réplicas de famosas hastes e costumes de show 1: 1, como o Ala Kart, Fireball 500 e Deora, foram todos equipados em escala 1/25, apresentando todas as últimas partes de velocidade da época. Todo mundo queria que seus produtos fossem produzidos em escala pela AMT! Mas as maquetes não foram os únicos projetos! O crescente sucesso dos kits licenciados e o uso de veículos personalizados na TV e no cinema levaram a AMT a estabelecer sua Divisão de Velocidade e Alfândega em 1965. Com sede em Phoenix, Arizona e com o famoso customizador Gene Winfield ao volante (e outros associados como Sam Foose internamente), o objetivo era produzir veículos personalizados 1: 1 para a indústria cinematográfica e de TV. Em associação com a Marbon Chemicals Company, a AMT desenvolveu a ideia de transformar o CRV (Cycolac Research Vehicle) de corpo plástico da Marbon em um kit "real" de tamanho normal conhecido como Piranha que os consumidores poderiam comprar e montar. Um Piranha Spy Car personalizado foi construído para o Homem da série de TV U.N.C.L.E. e um corpo Piranha em estilo roadster foi usado para criar o dragster Piranha, feito campanha pela AMT para promover o projeto.

A AMT não era apenas sobre carros: em 1966, a construção de modelos na câmera para uma então nova série de TV chamada Star Trek levou a um acordo para a AMT produzir kits de modelos baseados no programa. A licença provou ser provavelmente a maior e mais duradoura da história do kit de modelos, no que diz respeito à TV e aos filmes. Kits relacionados de Star Trek ainda estão sendo desenvolvidos e produzidos pela AMT até hoje.

Ao longo da década de 1960 restante e na década de 1970, a AMT continuou a produzir alguns dos kits de modelos de plástico mais memoráveis de todos os tempos. Claro, havia carros de todos os tipos. Mas grandes caminhões de plataforma, aeronaves, assuntos fictícios e outras espaçonaves estavam todos representados nos catálogos anuais de kits. Monstros, foguetes e até réplicas dos Flintstones, para não mencionar algumas das invenções de Leonardo Da Vici, também apareceram!

A produção da empresa permaneceu em Troy até 1979, quando foram comprados pela divisão Matchbox Toys da Lesney. Neste ponto, a produção foi transferida para Baltimore, Maryland, e permaneceu lá até 1996, apesar da AMT ter sido comprada novamente por outra empresa em 1982. Em março daquele ano, a linha AMT e suas ferramentas foram vendidas para a The Ertl Company de Dyersville, Iowa. Alguns anos depois, a MPC foi adicionada ao mix como outra aquisição pela Ertl. No entanto, a própria Ertl foi comprada pela Racing Champions em 1999. Apesar do foco principal da RC de adquirir as linhas de ferramentas fundidas da Ertl, a produção de kits de plástico continuou; mas a saída deixou a desejar. A decisão foi tomada para vender as marcas de kits de modelos e a empresa começou a receber ofertas. Com as intenções da RC2 (agora Learning Curve) conhecidas, o fundador da Round 2, Thomas Lowe, entrou em um contrato exclusivo 1 para licenciar a propriedade AMT (incluindo MPC). A licença permitiria que a Rodada 2 explorasse se a AMT poderia ou não ser novamente bem-sucedida.

Com a AMT nas mãos de "caras de carros modelo" e a marca MPC ressuscitada, não demorou muito para que muitos kits de modelos maravilhosos e históricos fossem produzidos novamente. Os modeladores ficaram empolgados e o suporte aos produtos cresceu rapidamente. Em 2012, as ferramentas e marcas foram compradas diretamente pela Round 2, tornando South Bend, Indiana, a nova casa da AMT! Desde então, vários kits totalmente novos, baseados em muscle cars modernos, foram lançados na série "Showroom Replicas" da AMT. Esses kits remontam aos dias dos modelos promocionais acima mencionados e realmente mostram como a marca completou um círculo. Kits adicionais licenciados do Batmóvel de 1966 e um maravilhosamente gigantesco 1/350 Star Trek Enterprise da série original, todos criados com novas ferramentas, também foram lançados com grande sucesso. A 2ª rodada tem muito mais coisas ótimas planejadas para a AMT e os "novos Kats" estão muito orgulhosos de serem os zeladores da marca mais histórica da modelagem.

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