Johnny Relâmpago Brinquedos®

Os carros Johnny Lightning têm emocionado os colecionadores com sua velocidade, detalhes e qualidade desde 1969. A ênfase original era tornar nossos carros os mais rápidos em corridas de downhill e em conjuntos de pista oval. A direção mais tarde se voltou para o realismo, com a produção de muscle cars populares liderando o caminho. Estamos orgulhosos de sermos conhecidos como o criador de um novo gênero de carro de brinquedo: o carro colecionável fundido para o colecionador adulto. Embora nossos brinquedos sejam resistentes o suficiente para as crianças, seu realismo e assunto atraem os adultos. Para muitos desses colecionadores, os carros de Johnny Lightning os transportam de volta a uma época em que se lembram dos verdadeiros muscle cars rondando as ruas. Estes modelos continuam a ser o núcleo da marca Johnny Lightning.

Topper Toys: 1969-1971

Em 1969, a Topper Toys de Elizabeth, Nova Jersey, lançou uma linha de carros fundidos de alta velocidade para competir no mercado em rápida expansão de carros de brinquedo de três polegadas introduzidos 15 anos antes pela Matchbox. A velocidade era muito importante, e o proprietário Henry Orenstein tinha os recursos de design e produção disponíveis para criar 15 carros diferentes, do conceito ao varejista, em menos de um ano. A Topper era uma poderosa fabricante de brinquedos, produzindo produtos populares como os eletrodomésticos Suzy Homemaker e a boneca de moda mod Dawn.

Exclusivo dos carros de Johnny Lightning era o "Accelerator Loop", parte do chassi que funcionava com os conjuntos de pista de Johnny Lightning para fazer com que os carros se movessem mais rápido do que a mera gravidade. Quando o carro passava sobre o lançador na pista (ou "Atuador", como Orenstein o chamava), o "piloto" pegava o Accelerator Loop e arremessava o carro ao redor do circuito por mais uma volta. Essa invenção fez com que os carros de Johnny Lightning não precisassem de gravidade. Eles podiam correr em torno de pistas ovais fechadas e continuar enquanto as crianças continuassem usando o lançador. Tornou-se um jogo de habilidade.

Orenstein estava determinado a vencer a corrida de carros de brinquedo e poupou poucas despesas com publicidade. Seu empreendimento de maior destaque foi patrocinar a equipe de corrida Parnelli Jones em 1970 e 1971. Em ambos os anos, Al Unser levou o "Johnny Lightning Special" à vitória nas 500 Milhas de Indianápolis. E assim como os carros de brinquedo Johnny Lightning estavam fazendo incursões no próspero negócio de brinquedos fundidos, a Topper Toys fechou durante uma tentativa fracassada de abrir o capital da empresa em 1971. Em três anos, a Topper produziu 47 modelos diferentes. O nome Johnny Lightning desapareceu por 23 anos.

Jogando Mantis: 1994-2004

Um aficionado por carros, colecionador de brinquedos e empresário Tom Lowe, de Cassopolis, Michigan, descobriu que a marca registrada Johnny Lightning foi abandonada e, em 1994, ele a colocou de volta ao trabalho vendendo carros de brinquedo para um novo mercado. Ele tinha certeza de que os adultos que brincavam com os carros de Johnny Lightning quando crianças seriam atraídos por réplicas deles. Sua nova empresa, habilmente chamada Playing Mantis, introduziu oito modelos, cada um em uma variedade de cores. Carros e embalagens imitavam os originais e eles foram um sucesso instantâneo. Feitos como os modelos Topper com corpos de metal fundido pesado e placas de base, os novos carros Johnny Lightning eram pesados, duráveis e rápidos na pista. As crianças podiam brincar com eles e os adultos os admiravam. E os colecionadores foram apresentados a algo novo: o carro de perseguição. Jogando Mantis lançou um número limitado de cada modelo pintado em branco pérola. Eles foram chamados de "Um Bônus" no pacote. Estes rapidamente evoluíram para o popular carro de perseguição White Lightning, um primeiro da indústria. Outras empresas rapidamente seguiram o exemplo para criar seus próprios modelos de perseguição. As versões de White Lightning, sejam antigas ou atuais, continuam a manter sua mística com os colecionadores.

Lowe argumentou que, se houvesse um mercado para réplicas desses carros de brinquedo antigos, os adultos também estariam interessados em modelos fundidos de alguns de seus carros reais favoritos do período. Muscle Cars U.S.A. estreou no final de 1994 e logo se tornou a base do novo Johnny Lightning.

Os colecionadores adultos ficaram entusiasmados ao encontrar miniaturas de carros como o GTO, o Mustang Boss 302 e o Superbird.

A cada ano que passava, Playing Mantis testava novos temas: dragsters, picapes, pace cars, Corvettes, James Bond, polícia, Mustangs, militares, Hollywood e Coca-Cola, para citar alguns.

Entrando no final da década de 1990, o negócio de carros de brinquedo fundidos cresceu rapidamente nos Estados Unidos, e Johnny Lightning surfou a crista dessa onda no século 21. Playing Mantis permaneceu na área de South Bend, Indiana por toda a sua existência de dez anos.

Tom Lowe, o empresário sempre atento, sentiu que talvez a bolha não durasse e colocou o Playing Mantis no mercado em 2004.

RC2 e Tomy: 2004-2013

As vendas foram fortes em 2004 e não demorou muito para um comprador aparecer. A RC2, uma empresa formada alguns anos antes a partir da compra da venerável corporação Ertl pela Racing Champions, comprou a Playing Mantis em junho de 2004. Tom Lowe permaneceu em uma capacidade de consultoria, mas a RC2 mudou a marca Johnny Lightning e um pequeno número de designers para sua sede em Oak Brook, Illinois. Lá, Johnny Lightning continuou a lançar réplicas de alta qualidade de carros principalmente americanos em aproximadamente 1:64th-scale. À medida que o mercado de carros de brinquedo colecionáveis para adultos começou a diminuir após 2007, as produções tornaram-se menores e menos frequentes. Tomy, uma empresa japonesa de brinquedos, comprou a RC2 em 2011 e sua sede nos EUA permaneceu em Oak Brook.

Eventualmente, a maioria dos carros foi equipada com placas de base de plástico para economizar dinheiro. A última variedade de carros Johnny Lightning da Tomy apareceu em 2013.

Rodada 2: 2016-presente

A Round 2, LLC, uma empresa de colecionáveis e brinquedos em South Bend, Indiana, licencia os direitos da Tomy para produzir carros Johnny Lightning hoje. Em uma curiosa reviravolta do destino, o dono do Round 2 é o antigo dono do Playing Mantis, Tom Lowe. Ele também montou a equipe principal de marketing e design dos dias do Playing Mantis para desenvolver os novos carros Johnny Lightning. Procure por velhos favoritos como Muscle Cars U.S.A. e Classic Gold, bem como novos temas a surgir nos próximos anos. Lowe diz: "A equipe de Johnny Lightning e eu fizemos nossa pesquisa e escolhemos o melhor dos melhores para oferecer aos nossos colegas entusiastas". Então, prenda e segure firme enquanto pisamos no acelerador com o novo Johnny Lightning... Sua coleção. Nossa Paixão.


0 Comentários