Informações da marca Hawk

 





1928: Empresa fundada em Chicago, IL por dois irmãos, Dick (Sr.) e Phil Mates. As ofertas iniciais de produtos da Hawk são modelos de aeronaves de madeira sólida (não adesivada).

Durante a década de 1930, alguns kits recebem peças plásticas moldadas por injeção, ou seja, hélices.

Segunda Guerra Mundial: A Hawk produz modelos de aeronaves de plástico para as forças armadas, para uso no treinamento de pilotos (para identificar aeronaves amigas / inimigas).

1946: Primeiro kit de avião totalmente plástico Hawk: o Curtiss R3C-1 Thirties pylon racer. O plástico utilizado é o acetato. A escala é de "1/4 de polegada até o pé", ou 1/48, que se torna solidamente estabelecida como uma escala de kit de aeronave modelo. Vários outros kits logo se seguem.

1949: Hawk muda plásticos de acetato para estireno, um dos primeiros fabricantes de kits de modelos a fazer a troca.

Em meados da década de 1950: O artista comercial William Campbell é contratado para criar ilustrações para caixas de kit de modelos Hawk quando seu ilustrador regular adoece. Campbell eventualmente ajuda a desenvolver alguns kits bem conhecidos, incluindo a popular linha Weird-Ohs. Até agora, a linha de kits Hawk ainda é construída principalmente em torno de aeronaves, mas outros assuntos incluem mísseis, um satélite e réplicas de insetos maiores do que o tamanho real, destinados ao uso como itens educacionais.

No início da década de 1960: Hawk introduz um kit de carro em escala 1/24, o carro de corrida Mercedes-Benz W-163. Além de peças moldadas em quatro cores, inclui peças chapeadas e pneus de borracha. Dois kits de carros da virada do século em escala 1/24, um Rambler de 1902 e um Hupmobile de 1909, também aparecem. Outros kits introduzidos incluem dois dragsters e um kart Fox "Go-Boy" de maior escala. Os três últimos incluem motores elétricos, de acordo com uma tendência de curta duração em kits de modelos. Vários kits de carros "movidos a torção" em escala 1/32 são introduzidos; para estes, a fonte de alimentação consiste em um elástico, torcido para colocá-lo sob carga. Após o lançamento, a banda se desenrolava, movendo o carro para a frente. Em 1962, a Hawk produz dois kits Studebaker Lark em uma escala de 1/32; inicialmente oferecido por uma empresa de cereais como um prêmio de venda por correspondência "enviar para os topos da caixa", mas também vendido através de canais normais.

1963: Campbell apresenta maquetes para vários kits de figuras cartunescas para a gerência, que inicialmente rejeita a ideia. Os representantes dos compradores atacadistas veem os modelos e incentivam a gerência a produzi-los como kits. O conceito recebe o seu nome: "Weird-Ohs". Hawk os apresenta em uma feira de negócios; embora outras empresas também tenham kits de figuras, a recepção é encorajadora. Estes aparecem em 1964, juntamente com decalques Weird-Oh.

1965: As séries de acompanhamento Silly Surfers e Frantics são introduzidas. Os direitos dessas séries foram adquiridos de outros artistas, com Campbell fornecendo ilustrações de arte de caixa que se ligavam aos Weird-Ohs existentes. Até então, os Weird-Ohs estavam licenciados para outros itens, incluindo um jogo de tabuleiro, um álbum de discos, máscaras de Halloween, brinquedos e cartões comerciais. Com essas séries concluídas, Campbell deixa a Hawk para continuar sua carreira de arte
comercial em uma empresa de produtos químicos / tintas. Quando a mania de figuras "estranhas" diminui (como acontece com todos os fabricantes de modelos), a Hawk volta aos seus modelos em escala mais convencionais. Ao contrário da maioria das outras empresas de kits de modelos, a Hawk opta por não entrar no negócio de carros caça-níqueis.

1966: Novos kits de modelos em escala 1/32 são introduzidos, estes com um preço de varejo extremamente baixo (29 centavos). Estes incluem um Chaparral, Lancia Ferrari, Lotus 30 e Maserati 5000 GT. Um kit de carro em escala 1/24, um carro de surfistas personalizado "woodie wagon", também aparece. Estes estão entre os últimos novos produtos introduzidos.

1970-hoje: Hawk adquirida pela Testors, a fabricante de tintas para passatempos. A Industro-Motive Corporation (IMC) adquiriu também, mais ou menos na mesma época; alguns kits IMC são marcados como "IMC Hawk". A produção continua por um tempo, mas sem um novo produto eventualmente diminui. Os Weird-Ohs ressurgem durante os anos oitenta e novamente nos anos noventa sob a marca Testors, o segundo revival em conjunto com um programa de TV animado de curta duração. J. Lloyd eventualmente adquire a Hawk junto com a Lindberg, outra empresa de kits de modelos com uma longa história. O nome da marca Hawk é revivido, com reedições dos Weird-Ohs (revertendo modificações feitas para as versões dos anos noventa) ao lado de novos itens fundidos, como carros em escala 1/24 (kits e em forma montada) e motores automotivos em escala 1/6. Após vários anos de atividade, ambas as empresas são adquiridas pela 2ª rodada.


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